top of page

Responsabilidade ambiental

O que é o sistema de energia solar off grid?

painéis solares

O sistema de energia solar off-grid (sistema isolado ou sistema autônomo) tem como principal característica o “autossustento”, ou seja, é um sistema não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias para ser utilizada quando não houver produção.

Como funciona?

Por tratar-se de um sistema autônomo, o funcionamento ocorre à parte da rede elétrica. O sistema abastece os aparelhos domésticos e eletrônicos que utilizarão a energia de forma direta. Essa opção é principalmente utilizada em locais remotos, visto que, para muitos, é a maneira mais econômica e simples de gerar energia elétrica por conta de dificuldades na região.

O sistema off grid tem seu funcionamento igual ao sistema on grid, sendo aproveitado em atividades do dia a dia como bombeamento de água, iluminação, eletrificação de cercas e muito mais. A energia solar, por ser armazenada em baterias, pode ser utilizada em dias chuvosos, nublados e durante a noite.

A operação de um sistema solar off grid ocorre com o mesmo padrão de captação da luz do sol para a conversão de energia solar em energia elétrica, utilizando equipamentos como painéis solares, inversor solar, controlador de carga e baterias. Quando a energia produzida não é usada na hora nos sistemas fotovoltaicos autônomos, o excedente é armazenado em baterias.

Nesses sistemas, toda a energia usada é proveniente das baterias. A energia produzida pelos módulos fotovoltaicos é usada para carregar as baterias. Não pense que são poucas, na verdade o termo usado é banco de baterias, já que são necessárias muitas delas para conseguir suprir a demanda de energia da unidade consumidora.

A necessidade das baterias para armazenar a energia gerada está relacionada ao fato de que a produção da energia solar não é constante. Por isso, a injeção da produção energética nas baterias garante estabilidade para que a demanda pela energia seja atendida.

O controlador de carga, componente do sistema autônomo que gerencia o carregamento do banco de baterias, recebe a energia gerada pelo painel fotovoltaico. A função do controlador é melhorar o carregamento para prevenir que aconteça uma sobrecarga das baterias, assim como detecta e envia energia para aquelas que estão com menos carga.Vale lembrar que a energia é armazenada nas baterias em corrente contínua. Somente no momento do consumo é que a energia é convertida para corrente alternada pelo inversor autônomo.

Por isso, a estimativa da quantidade de baterias que serão necessárias para armazenar a energia gerada é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento de um projeto de energia solar  Isso porque o correto dimensionamento pode prevenir tanto a falta como o excesso de baterias.

 

1 - A energia Solar captada pelas placas e enviada ao controlador de carga.

2 - O controle de carga tem como função controlar o fluxo de corrente afim de carregar as baterias

3-  Conjunto de baterias de Lithium ou chumbo acido, armazenar a energia para ser usada na casa

4 - Um inversor receber esta energia em corrente continua CC e a transforma em energia de rede AC

5 - A energia AC então e distribuída pela cada alimentando todos os equipamentos

off.jpg
bottom of page