Mais um estado avança na regulamentação quanto a normas de proteção em caso de incêndio de habitações com usinas solares, desta vez foi Goiás que lança sua norma técnica pelo corpo de bombeiros estadual ,com objetivo de estabelecer as medidas de segurança contra incêndio e pânico nas edificações ou locais de risco que possuam sistemas de energia solar.
Hoje já regulamentaram os Estados de Minas Gerais , Mato Grosso e agora Goiás, a tendência é que esta medidas se espalhem por todos os estados do Brasil.
São citados arco elétrico , aterramento , capacidade de geração (CG) e desligamento rápido.
A maioria dos Inversores (Strings) já possuem proteções quanto a Arco elétrico, aterramento de qualidade já é exigido pelas concessionárias, o grande problema é o desligamento rápido o famoso ( rapid shutdown ) esta tecnologia de desligamento rápido que term. , recebido muita atenção no mercado. O rapid shutdown (RSD) – sistema de desligamento rápido , como o nome sugere, é o sistema que realiza o rápido "desligamento" dos módulos fotovoltaicos em caso de falha na energia da concessionária ou por desligamento proposital da chave AC do sistema fotovoltaico.
Um dos equipamentos no mercado de RSD é o otimizador da Tigo que além de provocar o "desligamento" do modulo solar em caso de um incêndio , também oferece o total monitoramento de cada módulo e sua performance.
Dentro de 30 s após o início da desconexão, a tensão CC da linha (Strings) dos módulos fotovoltaicos que podem chegar a 550Vcc ou mais deve cair abaixo de 80 Vcc. O nascimento da tecnologia RSD ocorreu principalmente para evitar lesões por choque elétrico em bombeiros que realizam combate a incêndio após a ocorrência de um sinistro em usinas fotovoltaicas.
Pode-se observar que o RSD é uma tecnologia para garantir condições de resgate após um incêndio em locais que possuem uma usina fotovoltaica, como comentado acima , eu acredito que em breve será uma norma adotada em novas instalações , e que tem já a sua usina deverá ter um prazo de um ano para cumprir a norma.
A #SecEnge está preparada para adequação desta norma , se antecipe e instale os RSD na sua instalação fotovoltaica é só ligar e pedir uma visita técnica.
Comments