top of page

Quais são os Tipos de Carregadores e Conectores de Carros Elétricos?

Foto do escritor: Engo. Manuel SantosEngo. Manuel Santos

Atualizado: 16 de mai. de 2024

Confira aqui quais são os tipos de carregadores e conectores para carros elétricos.


Como você já deve saber, os carros elétricos possuem diversos tipos de carregadores e conectores.

Isso acontece pois as marcas que produzem esses tipos automóveis acabam tendo utilizando diversos conectores, em invés de um padrão.

Certamente, isso é uma leve desvantagem, tendo em vista que, dependendo do modelo, pode ser muito difícil encontrar um conector compatível com o seu carro na cidade em que você mora.

Esse tipo de veículo é conhecido por oferecer uma longa carga, que pode ser usada para percorrer longos quilômetros, sem a necessidade de recargas recorrentes.

Portanto, caso você queira saber mais sobre os tipos de carregadores e conectores de carros elétricos, continue acompanhando esse artigo!

Aqui vamos te apresentar quais são as versões disponíveis no mercado brasileiro e quais são as entradas de carregador de algum dos modelos mais vendidos nacionalmente!

Tipos de carregadores elétricos

Em primeiro lugar, vamos falar sobre os tipos de carregadores para carros elétricos que existem no mercado atualmente.

Vale ressaltar que cada um deles tem uma função e uma entrega de KW diferente, por isso, é necessário se atentar a isso antes de investir em um produto como esse.

Portanto, confira abaixo quais são os modelos e escolha a versão adequada para o seu automóvel!

Carregador comercial (parking)

Provavelmente o item mais comum da lista, o carregador comercial conta com diversas frequências e em está disponível em diversos lugares.

Dependendo da cidade, eles podem estar localizados em postos de gasolina, shoppings, estacionamentos de comércios grandes, entre outros espaços.

Estima-se que esse carregador leva de 2 a 6 horas para completar a carga de um veículo com um motor de 40 kW.

Além disso, os carregadores comerciais também podem carregar mais de 1 carro por vez, o que é ótimo para evitar filas durante o carregamento.

Carga rápida (fast charger)

O nome deste carregador é bem autoexplicativo, não é mesmo?

O carregador de carga rápida é capaz de carregar o seu veículo de maneira completa em poucos minutos, o que é ótimo para pessoas que estão viajando e não querem perder muito tempo.

Esse modelo oferece de 60 kW até 400 kW dependendo do tipo de corrente.

Além disso, ele é comumente encontrado em postos de gasolina e eletropostos localizados por todo o Brasil.

Porém, por conta da velocidade em que carrega o carro, esse tipo de carregador pode estragar o motor do veículo, portanto, o seu uso contínuo não é recomendado.

Carregador residencial (Wallbox)

Oferecendo de 3,7 kW a 22 kW, o carregador residencial é a peça perfeita para se ter no domicílio, tendo em vista a praticidade, tamanho e facilidade de instalação.

Dependendo da tensão, esse modelo pode carregar um carro completamente entre 2 e 12 horas.

Aliás, vale ressaltar que o carregador residencial é um dos preferidos entre os donos de carros elétricos.

Certamente, isso acontece pelo conforto oferecido pelo modelo, afinal, não será necessário procurar pela cidade uma estação para carregar o veículo.

Fonte: Unsplash

Carregador portátil

A potência máxima de um carregador portátil é de 22 kW, com isso, é possível carregar completamente uma bateria de 40 kW em cerca de 2 horas.

Uma das grandes vantagens do carregador portátil, como já diz o nome, é que ele pode ser levado com facilidade para qualquer lugar, tendo em vista o seu tamanho reduzido.

Isso dará uma segurança a mais para os motoristas em viagens longas, tendo em vista que eles poderão viajar com a segurança que terão como carregar seu carro caso a bateria esteja acabando.

Esse modelo é ideal para pessoas que não possuem espaço nem infraestrutura suficiente para ter um carregador residencial.

Carregador de emergência

Ao comprar um carro elétrico 0 km, você já recebe um carregador de emergência, que tem o intuito de te ajudar em situações difíceis.

Por ser um item pequeno, você não encontrará problemas na hora de levá-lo em seu carro.

Sua potência máxima se limita, geralmente, a 2 kW, e para carregar um veículo completamente, seria necessário entre 20 e 40 horas para finalizar a ação.

Por isso, o carregador de emergência não é a opção mais recomendada para usar no dia a dia, e somente apenas quando necessário.

Fonte: Unsplash

Tipos de Conectores

Antes de falarmos sobre os conectores, é importante saber que, até o momento, não existe um padrão para conectores no Brasil.

Por conta disso, existe uma grande variedade de entradas de plugues para carros elétricos.

Abaixo, falaremos sobre alguns dos mais comuns em solo nacional.

SAE J1772 (Tipo 1)

O conector tipo 1 é um dos modelos mais famosos de plugues para carros elétricos, porém, ele é conhecido por oferecer um carregamento lento.

Algumas das marcas de carros elétricos que utilizam o conector tipo 1 são a Ford, Kia, Peugeot, Citroën, Toyota, Nissan, entre outros.

Fonte: Freepik


Tesla

Sem dúvidas, os carros da Tesla são algumas das melhores opções para quem busca veículos elétricos, e é importante saber que essa marca possui um modelo de conector próprio.

Apesar disso, ainda existem alguns modelos da Tesla que usam o plugue tipo 2, um dos mais comuns no Brasil.

Outro ponto importante é que, mesmo com essa padronização, a Tesla oferece adaptadores para que o carro também possa ser carregado com outros conectores.

IEC 62196 (Tipo 2)

Também conhecido como conector mennekes, o conector tipo 2 é um pouco mais rápido do que o tipo 1 e também não é difícil de ser encontrado no Brasil.

Lembrando que, alguns modelos da Tesla também contam com esse tipo de conector.

As marcas que oferecem esse padrão de plugue são a Renault, Tesla, BMW, Volvo, Audi, Volkswagen, entre outras.

Algumas das marcas que utilizam esse plugue são: Honda, Kia, Subaru, Toyota, Citroën, Nissan, Peugeot, entre outros.

Fonte: Freepik



CHAdeMO

Criado no Japão, o plugue CHAdeMO oferece um carregamento rápido e pode oferecer uma potência de até 100 kW!

Esse modelo é muito utilizado por marcas asiáticas, porém, algumas das montadoras europeias já começaram a utilizar essa tecnologia para carregar os seus veículos.

GB/T 20234

O conector GB/T 20234 possui muitas semelhanças com o tipo 2, porém, ele foi criado com o intuito de atender os padrões chineses de carregamento.

Apesar disso, esse modelo não é compatível com o tipo 2, portanto, fique sempre atento para não confundir os tipos de plugues.

Algumas das fabricantes que oferecem esse tipo de conector em seus carros são a JAC, BYID e Chery.

Conclusão

Ao que tudo indica, os carros elétricos têm tudo para serem muito utilizados no futuro, tendo em vista a sua sustentabilidade e sua autonomia.

Apesar disso, ainda existe uma certa dificuldade em encontrar carregadores para carros elétricos no Brasil.

Algumas das grandes capitais do país já possuem uma boa quantidade e variedade de carregadores, porém, pode ser um pouco mais difícil de encontrá-los em cidades do interior.

Mesmo assim, existem algumas alternativas como ter um carregador portátil ou residencial, que servem para carregar o seu carro com maior conforto.

Além disso, se você está procurando por carros elétricos à venda, é extremamente importante saber qual é o tipo do conector do veículo.

Aliás, pelo fato do Brasil ainda não ter um modelo padrão, alguns dos carregadores com plugues específicos não são encontrados com facilidade.

Por fim, agora que você entende um pouco mais sobre o assunto, compartilhe esse artigo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre os tipos de carregadores e conectores de carros elétricos!


Créditos site Chave na mão


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page